Central de atendimento Seg a Sex das 6h30 às 22h00 Sáb e Dom das 8h00 às 18h00

A Linha 5-Lilás utiliza o sistema CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação) para a comunicação entre os trens e o Centro de Controle Operacional (CCO). O operador de trem supervisiona a operação e só atua em caso de anormalidade para o pronto restabelecimento do serviço.

O sistema CBTC possibilita que a localização do trem na linha seja mais precisa, com isso a distância entre as composições é menor e a oferta de viagens mais rápida e maior. Por meio do sistema também é possível responder a aumentos de demanda de passageiros e injetar mais trens na operação com eficiência e rapidez.

A Linha 5-Lilás conta com 34 modernos trens divididos em duas frotas. A frota F tem oito trens fabricados em 2001 pela parceria entre as empresas Alstom/CAF/Adtranz/Siemens. Já a frota P, conta com 26 trens, fabricados em 2015 pela CAF.

Nas duas frotas, os trens são equipados com itens que garantem o conforto dos passageiros, como ar condicionado, passagem livre entre os carros e baixo nível de ruído.​