Central de atendimento Seg a Sex das 6h30 às 22h00 Sáb e Dom das 8h00 às 18h00

Sala de Imprensa

Press Kit

 

 

ViaMobilidade contribui para mobilidade urbana de milhares em São Paulo

 

 

Concessionária responsável pela operação das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho já faz diferença na qualidade de vida de 535 mil pessoas diariamente

​​Índice

1. A concessão das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro

2. Linha 5-Lilás: mobilidade para a Zona Sul

3. Futura Linha 17-Ouro: acesso para o aeroporto de Congonhas 

4. Tecnologia e conforto garantem rapidez, comodidade e segurança

5. Campanhas de orientação

6. Canais de atendimento

7. Achados e perdidos

8. Sustentabilidade

9. Fatos e números

 

1. A concessão das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro

Em janeiro de 2018, o Governo do Estado de São Paulo outorgou à ViaMobilidade a concessão das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho. A outorga foi realizada por meio de leilão e tem o prazo determinado de 20 anos. Durante esse período, a concessionária será responsável pela operação, manutenção e conservação das linhas, com o compromisso de prestar um serviço eficiente e de qualidade para seus passageiros. A construção de novas estações e trechos é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

2. Linha 5-Lilás: mobilidade para a Zona Sul

A operação da Linha 5-Lilás pela ViaMobilidade teve início em 4 de agosto de 2018, com as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos e Moema. Em 31 de agosto de 2018, o Governo do Estado entregou a Estação AACD-Servidor. As estações Hospital São Paulo, Santa Cruz, integrada à Linha 1-Azul, e Chácara Klabin, é integrada à Linha 2-Verde do Metrô, foram inauguradas em 28 de setembro de 2018. Em 8 de abril de 2019, foi entregue a última estação da linha, a Campo Belo, que terá conexão com Linha 17-Ouro, quando esta for totalmente concluída pelo Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente, a Linha 5-Lilás transporta em média 535 mil passageiros por dia útil e proporciona fácil acesso a complexos hospitalares como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital de Rim e Hipertensão, Maternidade do Amparo Maternal, Hospital São Paulo, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e centros especializados para tratamentos como AACD, APAE e Lar Escola São Francisco.

 

3. Linha 17-Ouro: futuro acesso para o aeroporto de Congonhas

A Linha 17-Ouro está em construção pelo Governo do Estado de São Paulo. Seu projeto conta com oito estações: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista e Jardim Aeroporto. A linha terá integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi, além de uma extensão para a estação Congonhas, com acesso ao aeroporto. A expectativa é que a linha transporte 100 mil passageiros por dia útil quando estiver em pleno funcionamento.   

O diferencial da Linha 17-Ouro é ser um monotrilho, sistema inovador movido à eletricidade que trafega com pneus de borracha em via elevada. Seu projeto paisagístico será implantado conforme especificações dos órgãos reguladores, colaborando para o embelezamento da cidade. Outra inovação da linha é seu sistema CBTC driverless, que não necessita de condutor para a operação.

 

4. Tecnologia e conforto garantem rapidez, comodidade e segurança

A ViaMobilidade utiliza em sua operação tecnologias de ponta para prestar um serviço de excelência a seus passageiros. A concessionária conta com frota de 34 trens na Linha 5-Lilás, sendo 26 em uso atualmente para atender a demanda.

Os trens da Linha 5-Lilás possuem tecnologia de automação chamada CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação). Com ela, a composição é comandada pelo CCO (Centro de Controle Operacional). O sistema envia informações sobre a posição e a distância entre as composições e torna possível responder a aumentos de demanda de passageiros injetando mais trens na operação com eficiência e rapidez.

Na Linha 5-Lilás, os trens contam com operadores que atuam em caso de situações de anormalidade, acionando o modo semiautomático ou manual. Os condutores também fazem a comunicação entre os passageiros e o CCO. Além disso, esses profissionais são os responsáveis por monitorar as câmeras internas do trem.

Os trens da Linha 5-Lilás oferecem total segurança e podem transportar com conforto 1.500 passageiros por viagem. As composições possuem ar-condicionado, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, painéis de led, circuito interno de câmeras, bloqueador de ruído externo e sistema de iluminação com eficiência energética.

Para completar o sistema de segurança da Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade conta com câmeras de monitoramento nas estações e no Pátio Capão Redondo, ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO). Assim é registrado, em tempo real, o movimento de toda extensão da linha, no interior dos trens, nas estações e no pátio de manutenção e estacionamento.

Na Linha 17-Ouro de monotrilho, o sistema de sinalização será o CBTC driverless. A tecnologia une o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação via ondas de rádio) e a operação driverless (sem condutor) e os trens terão capacidade para transportar 636 passageiros por viagem.  

 

5. Campanhas de orientação

A concessionária tem entre suas premissas implantar continuamente campanhas educativas e de orientação aos passageiros para aprimorar a organização de fluxo nas estações e o embarque e desembarque nos trens, principalmente em horários de maior movimento.

Por exemplo, os Agentes de Atendimentos e Segurança estão preparados para orientar os passageiros a aguardar o desembarque para embarcar, a esperar o trem antes da faixa amarela na plataforma e a respeitar os assentos preferenciais.

 

6. Canais de atendimento     

O usuário conta com canais interativos de comunicação, como a Ouvidoria, que recebe críticas e sugestões pelo e-mail ouvidoria@viamobilidade.com.br, e o Fale Conosco, hospedado no site da ViaMobilidade pelo link www.viamobilidade.com.br/fale-conosco. Para apoio personalizado, o usuário pode recorrer à Central de Atendimento no telefone 0800 770 7106, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

O site da ViaMobilidade (www.viamobilidade.com.br) divulga o status das linhas da CPTM e das demais linhas de metrô: Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, além da Linha 4-Amarela operada pela ViaQuatro. O usuário também pode obter informações sobre o andamento das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

A principal vantagem do serviço é a possibilidade de obter informações sobre a situação das linhas do sistema metroferroviário em um único endereço eletrônico.

A ferramenta soma-se a outras funcionalidades do site da ViaMobilidade, como o roteirizador, que permite traçar rotas e obter orientação sobre deslocamentos no sistema de transporte metropolitano, e a versão mobile, que possibilita o acesso aos serviços e principais informações por meio de telefones celulares.

 

7. Achados e perdidos

Para facilitar a recuperação de objetos, a Linha 5-Lilás conta com o setor responsável por organizar e armazenar os bens perdidos pelos passageiros. A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, oferece um serviço de Achados e Perdidos exclusivo na Estação Adolfo Pinheiro, localizada na Avenida Adolfo Pinheiro, 301.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da ViaMobilidade, no telefone 0800 770 7106.

8. Sustentabilidade

O compromisso da ViaMobilidade é trabalhar para o desenvolvimento sustentável de seu negócio, o que envolve não apenas atitudes voltadas à perenidade de seus projetos, mas também à garantia de que suas ações estejam em harmonia com a qualidade de vida da população de São Paulo.  Visando a inclusão, a ViaMobilidade também incentiva a cultura, apoiando projetos regularmente. Parcerias são firmadas com diversas instituições e integram a política de responsabilidade social da concessionária. Por meio dessas ações, como campanhas de prevenção na área da saúde, exposições e apresentações artísticas, os usuários são convidados a fazer uma breve pausa em sua viagem para refletir sobre temas variados.  

 

9. Fatos e números

2018 – ano em que a concessionária ViaMobilidade foi criada, após o grupo encabeçado pela CCR ter sido declarado vencedor da concessão das linha 5-Lilás e 17-Ouro. O contrato de concessão prevê o direito de a ViaMobilidade explorar a linha por um período de 20 anos.

4 conexões da Linha 5-Lilás com linhas operadas pela ViaMobilidade, pelo Metrô SP e pela CPTM. Com o Metrô SP, as conexões são na Estação Santa Cruz, com a Linha 1-Azul, e na Estação Chácara Klabin, com a Linha 2-Verde. Com a CPTM, a interligação acontece na Estação Santo Amaro, com a Linha 9-Esmeralda. A interligação com a Linha 17-Ouro será realizada na Estação Campo Belo.

2 é número de conexões planejadas para a Linha 17-Ouro. A linha terá interligação com a Linha 5-Lilás na Estação Campo Belo. Com a CPTM, a conexão será com a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

27,8 quilômetros é a soma da extensão das duas linhas operadas pela ViaMobilidade, a Linha 5-Lilás de metrô e a Linha 17-Ouro de monotrilho.

17 é o número de estações da Linha 5-Lilás. Estima-se  que a linha transporte cerca de 850 mil pessoas por dia útil quando estiver com todas as estações funcionando em tempo integral.

8 será o número de estações da Linha 17-Ouro quando estiver concluída. Nessa fase, a estimativa é que a linha transporte cerca de 100 mil pessoas por dia útil.

R$ 3 bilhões é o valor dos investimentos previstos pela ViaMobilidade ao longo dos 20 anos de concessão. Esse valor será aplicado em melhorias e infraestrutura das linhas.  


Assessoria de Imprensa

​Informações à imprensa

S/A LLORENTE & CUENCA
Silvia Vasconcelos

svasconcelos@llorenteycuenca.com

11 3054 3319

11 96497 8921

Bruno Godoy

bgodoy@llorenteycuenca.com

11 3054-3328

11 96470-2884

​Comunicação ViaMobilidade – Linhas 5-Lilás e 17-Ouro

Melina Dias – melina.dias@viamobilidade.com.br


​​​